Após uma longa sequência de crescimento, a indústria calçadista mexicana diminuiu para dois dígitos suas exportações para o Brasil de peças e produtos para a fabricação de calçados, segundo balanço da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Dados da entidade revelam que nos primeiros 8 meses de 2022, o México efetuou embarques de 38.138 dólares em componentes para calçados, o que representa um decréscimo de 49,5% em relação ao mesmo período de 2021, no qual embarcou 75.535 dólares.
O documento divulgado pela Abicalçados também revela que na análise por volume, entre janeiro e agosto deste ano, a indústria calçadista mexicana registrou exportações de apenas 2.094 quilos de componentes para calçados para o mercado brasileiro, 53,9% abaixo do total registrado durante mesmo período do ano anterior.
Apesar dessa queda notável, o México continua no top 3 dos maiores fornecedores latino-americanos de peças e produtos para a fabricação de calçados no Brasil, atrás apenas de Paraguai e Colômbia.
Por: Exclusivo
Crédito imagem: Freepik