O varejo paulista está mais otimista com as vendas para o mês de outubro. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) é de que as vendas cresçam R$ 800 milhões neste mês, em comparação ao mesmo período do ano passado, principalmente por causa do Dia das Crianças. Isso indicaria, segundo a federação, alta de 4% em relação ao registrado em outubro de 2021.
De acordo com a federação, o Dia das Crianças tem pouca influência para o varejo, mas causa impacto no movimento de vendas nos dias que antecedem a data, afetando segmentos de vendas de brinquedos, vestuário e até eletrônicos como videogames. Para os supermercados, no entanto, a expectativa é de movimentação menor do que no ano passado. Outro reflexo do Dia das Crianças, informou a federação, é a antecipação das compras dos presentes de Natal, já que os consumidores costumam encontrar preços mais atrativos nesta época do ano do que em dezembro.
A Fecomércio-SP estima ainda que o Dia das Crianças poderá impulsionar outras áreas, entre elas a dos shoppings centers.
O recorte estadual e da capital paulista da pesquisa de intenção de compras de presentes para o Dia das Crianças revela que quatro em cada 10consumidores comprarão presentes na data deste ano. O tíquete médio, segundo apurado, será de até R$ 250, maior que a média nacional, de R$ 200. Os resultados foram obtidos na pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à PiniOn. A expectativa da entidade para a data é de aumento de até 5% nas vendas este ano, na comparação interanual.
De acordo com o levantamento, 42% dos entrevistados responderam que pretendem, de fato, comprar presentes. Outros 43% disseram que não têm intenção de gastar, enquanto 15% estão indecisos. A exemplo do que ocorreu na amostra nacional, na comparação com o ano passado, aumentou a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e diminuiu a importância dos que não pretendem adquirir presentes.
Do grupo de entrevistados que planejam comprar presentes para a data, 40,8% pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 37,3% não comprarão. Em termos do nível de despesa, a maioria (83%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 250.
Diferente da pesquisa nacional que apontava para gasto com presentes em lojas de pequeno porte, os entrevistados paulistas responderam que têm intenção de comprar em grandes redes de varejo (42,8%) e presencialmente (60%).
No Estado de São Paulo, repetindo a tendência nacional, os itens mais citados pelos entrevistados são as roupas, os calçados e os acessórios (36,8%), seguido de boneca (19%), bola de futebol (8%), bicicleta (8%) e carrinho (11%).
Ainda segundo a pesquisa, os entrevistados, em sua maioria, pretendem comprar em grandes redes de varejo (53%), de forma presencial (56%). Para isso, pretendem desembolsar até R$ 250 (83,1%). As principais diferenças, em relação ao estado, se referem a uma propensão mais marcada para adquirir presentes: 44% pretendem comprar, 40% não têm interesse e 16% estão indecisos.
Outra diferença importante é que a maioria das famílias paulistanas consultadas (40,9%) pretende gastar menos do que em 2021. Além disso, para alguns itens específicos e de maior valor, tais como patinete, prancha de surfe e viagens, há maior preferência pelo parcelamento. Para ele, os consumidores menos dispostos a gastarem mais do que em 2021, manifestada pelos entrevistados da capital paulista, serão compensados pelo aumento da despesa média.
Os shopping devem registrar um aumento médio de 16% nas vendas do Dia das Crianças, em relação à mesma data de 2021, de acordo com a Pesquisa de Expectativas realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O levantamento feito com os empreendimentos prevê, ainda, uma movimentação de R$ 4,5 bilhões entre os dias 6 e 12 de outubro.
Aproveitando a boa expectativa, 78% dos shoppings pesquisados realizarão eventos para fomentar a presença do público nos empreendimentos. Ações de recreação infantil foram citadas por 60% dos pesquisados, a instalação de brinquedos por 46% e apresentações teatrais por 38%. Em se tratando de consumo, a previsão é que cada consumidor gaste, em média, R$ 204 com presentes e outros produtos.
Por: Monitor Mercntil
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