CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Excesso de estoque deve levar a descontos no varejo dos EUA

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O excesso de estoque que derrubou as varejistas dos Estados Unidos nos últimos dois trimestres pode estar piorando. Para os compradores, isso significa melhores ofertas.

Os níveis de estoque aumentaram sequencialmente e estão no nível mais alto em relação às vendas desde o início da pandemia, analistas do UBS, liderados por Jay Sole, escreveram em nota recente. A Nike disse, na última quinta-feira (29), que seus estoques americanos cresceram 65% no primeiro trimestre fiscal encerrado em 31 de agosto, bem acima do crescimento que acionou o alarme no início deste ano em empresas como Walmart, Target e Gap.

Os americanos em grande parte mudaram seus gastos em roupas e calçados para viagens e entretenimento, deixando as varejistas com muito mais mercadorias do que podem vender pelo preço cheio. Ao mesmo tempo, o crescimento econômico mais lento, a inflação e as taxas de juros mais altas estão contribuindo para preocupações de que os consumidores possam desacelerar suas compras no segundo semestre deste ano.

“A maior variável que afeta a rapidez com que as empresas podem eliminar o excesso de estoque é a demanda do consumidor”, escreveram os analistas do UBS.

A Nike disse que entregas atrasadas e pedidos antecipados de fim de ano contribuíram para o excesso de estoque. O diretor financeiro Matthew Friend espera que a situação tenha um “impacto transitório nas margens brutas deste ano fiscal”. A empresa restringirá suas “compras de estoque em todo o mundo com base em alguns dos riscos que podem se materializar no segundo semestr”, disse ele.

As varejistas usam várias estratégias para descarregar o excesso de mercadorias, incluindo descontos ou retenção de mercadorias para outra temporada. O problema com mercadorias de moda, especificamente, é que “quanto mais tempo as empresas mantêm mercadorias em excesso, mais profunda será a redução que elas terão que aceitar nesses itens”, disseram os analistas do UBS.

Outra opção é vender mercadorias indesejadas para varejistas que oferecem preços baixos, como TJX Cos e Burlington Stores.

“Teremos alguns dos melhores conteúdos de marca que tivemos nos últimos tempos”, disse o CFO da TJX Scott Goldenberg, em teleconferência de resultados de agosto. (Com a colaboração de Chris Middleton e Brendan Case)

 

 

 

Por: Valor Econômico
Crédito imagem: Freepik

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