CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Exportações italianas de calçados crescem 24%

Compartilhe essa publicação:

Nos cinco primeiros meses deste ano, as exportações da indústria italiana de calçados cresceram 24% em valor e 15% em quantidade, no comparativo com o mesmo período de 2021. O desempenho superou os volumes de venda pré-pandemia (+2,4%), embora seja significativo que os embarques de calçados de cabedal em couro, especialidade italiana, ainda estão abaixo do volume registrado há três anos (-10,5% em relação ao período de janeiro a maio de 2019). Estas informações foram divulgadas nesta sexta-feira (16), pela Assocalzaturifici, associação que representa os fabricantes italianos de calçados.

Entre os principais destinos do calçado italiano, destaque para os países da União Europeia (+23% em valor), liderados por França e Alemanha – os dois principais mercados internacionais para o calçado italiano em termos de volume –; o crescimento nos Estados Unidos e Canadá é ainda mais forte (cerca de +65% em valor), apoiado por taxas de câmbio favoráveis; o Extremo Oriente também tem bom desempenho, +15% em valor, embora as vendas para a China tenham desacelerado acentuadamente entre abril e maio (-25% em volume) devido a bloqueios impostos pelas autoridades em uma série de grandes cidades chinesas; os Emirados Árabes Unidos tiveram bom desempenho; e as vendas para o Reino Unido estão se recuperando após a desaceleração pós-Brexit. Já as exportações para a Rússia e a Ucrânia estão paralisadas devido à eclosão da guerra entre os dois países.

“A indústria como um todo viu recuperação significativa, mas altos custos de energia, custos de matérias-primas e as consequências do conflito entre a Rússia e a Ucrânia (com o valor de exportações para os dois mercados caindo 30%, uma queda total de 46% desde o início da guerra) estão colocando em risco o crescimento de curto prazo”, afirma a presidente interina da Assocalzaturifici, Giovanna Ceolini. A dirigente acrescenta que, enquanto as grandes grifes estão com bom desempenho nas exportações de janeiro a maio, metade das empresas associadas à entidade italiana ainda não retornou aos números de vendas da pré-pandemia.

A balança comercial (diferença entre as exportações e importações) do setor calçadista italiano de janeiro a maio apresenta superávit de 2,18 bilhões de euros, o que representa crescimento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2021.

 

 

 

Por: Exclusivo
Crédito imagem: Freepik

Rolar para cima