CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

“Nada substitui a feira física”, avalia o presidente da Francal

Compartilhe essa publicação:

O ano de 2022 marca a retomada dos eventos presenciais para uma das principais promotoras de feiras do Brasil, a Francal. Entre os dias 22 e 24 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, a organizadora realiza a 52ª edição da Francal Ablac Show, mostra calçadista e de acessórios que apresenta aos lojistas as novidades para o fim de ano e alto verão, além de uma série de palestras (confira programação abaixo).

O reposicionamento começou ainda em 2020, quando a então Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios, conhecida como Francal, firmou parceria com a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) para viabilizar a organização do evento voltado aos varejistas. Este será o primeiro ano em que a feira leva o nome da entidade representante dos lojistas.

“Não existe feira bem sucedida se não tivermos visitantes, se não tivermos compradores. E a Ablac entrou como nossa parceira no evento que ocorreria em 2020, porém veio a pandemia e a feira não ocorreu. Agora, vamos fazer uma feira projetada para ser bem menor do que a prevista anteriormente e, ainda assim, contamos com o apoio da entidade”, comenta o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala.

Com formato modular alinhado às práticas internacionais, o evento tem como objetivo proporcionar aos fabricantes e lojistas um ambiente de negócios para estimular as vendas, ampliar o relacionamento e a troca de ideias entre toda a cadeia calçadista, e possibilitar ao varejo acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo por meio de palestras e experiências inovadoras.

“O expositor que tem um estande de duzentos metros vai ter a mesma característica de montagem daquele que tem vinte metros. A diferença vai ser, obviamente, pelo tamanho e comunicação que cada um irá fazer. Tenho certeza que essa é uma prática que vai se estender para outras feiras, como forma de reduzir custos. É uma maneira de demonstrar ao mercado que se pode fazer igual, mas com menos”, observa Abdala.

O presidente da Francal ressalta ainda o momento positivo para a realização de eventos. “Já promovemos seis feiras neste ano, em outros setores, e todas foram excepcionalmente bem sucedidas. Primeiro, por conta do reencontro. A alegria do reencontro é uma coisa espetacular. E, em segundo, porque o mercado ainda tem o hábito de fazer negócios presencialmente, olho no olho, se relacionando”, avalia Abdala ao relembrar que a pandemia prejudicou a todos os segmentos, mas que a retomada no setor calçadista vem sendo consistente. “Até agora, nada substitui a feira física”, destaca.

Sobre o novo formato da Francal Ablac Show, que neste ano conta com o patrocínio do Mercado Livre, focando em atrair para o evento também os vendedores digitais, os chamados sellers, Abdala reforça o quanto a tecnologia é fundamental. “Há muita tecnologia em prol de quem produz e de quem distribui. E estamos sempre antenados a essas oportunidades de fazer o que é melhor para o setor.”

Por fim, o presidente da Francal Feiras relembra a trajetória da promotora e enfatiza a decisão de seguir realizando mostras calçadistas. “Nestes mais de 50 anos trabalhando com feiras eu tenho plena consciência de que crescemos com esse mercado, assim como também tenho certeza de que o mercado cresceu conosco. A Francal tem um carinho muito grande pelo setor de calçados, que é a nossa origem. Iremos fazer tudo que pudermos em prol deste mercado, seja com conteúdos ou com eventos.”

 

 

Por: Exclusivo
Crédito imagem: Freepik

Rolar para cima