CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

‘Mães’ movimentou R$ 142 mi no varejo eletrônico

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Em comparação com 2021, o faturamento de vendas pela internet das pequenas e médias empresas cresceu 6,8% no período relacionado ao Dia das Mães, alcançando um total de R$ 142 milhões. Os dados são do levantamento realizado pela plataforma Nuvemshop. Segundo o estudo, os segmentos de moda (R$ 54,3 milhões), saúde & beleza (R$ 11,36 milhões) e acessórios (R$ 11,3 milhões) lideraram as vendas virtuais em 2022 no período relacionado à data comemorativa. Os produtos mais vendidos foram camisetas e óculos de sol. Este último representa mais de 8% do total comercializado neste último Dia das Mães.

No total, 2,48 milhões de produtos foram adquiridos nas lojas virtuais nas três semanas analisadas, com um tíquete médio de R$ 245, indicando um aumento de 11% no valor médio por cada compra online em relação ao mesmo período do ano anterior. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o faturamento nacional do período. Dentre as formas de pagamento, o cartão de crédito sobressaiu como a principal escolha, utilizado em 53,9%; o segundo meio de pagamento mais utilizado foi o PIX, que representou 18,2% dos pedidos do período. A ferramenta tornou-se popular por sua praticidade e substituí pedidos anteriormente pagos em boleto, que representou apenas 3,5% dos pedidos do Dia das Mães.

Para o levantamento, foram consideradas as vendas realizadas na semana do Dia das Mães e nas duas anteriores, independentemente do ano.

Três semanas antes, a Páscoa deste ano teve vendas virtuais 8,8% maiores do que em 2021, gerando um faturamento de R$ 6,5 bilhões ao comércio eletrônico brasileiro. O número de pedidos registrou alta de 10,6% em relação ao ano passado, totalizando 12,4 milhões de compras virtuais. A análise, da Neotrust, foi realizada entre os dias 2 e 16 de abril.

O estudo destaca o faturamento do varejo eletrônico por região: o Sudeste foi responsável por 56,9% da receita, com R$ 3,7 bi, um crescimento de 4,4% em relação a 2021; o Nordeste foi a que mais cresceu, com aumento de 19,8% em relação ao ano passado e um total arrecadado de R$ 1,17 bi; o Norte foi a segunda região com maior crescimento, somando R$ 201 milhões, elevação de 19,5%.  As categorias que mais cresceram neste ano em relação a 2021 foram bombons, com alta de 137,3% no faturamento e de 251,3% no número de pedidos, e chocolates, com receita 33,7% maior e 165,5% mais pedidos que no ano anterior. O levantamento indicou ainda que, apesar do aumento expressivo na compra de chocolates e bombons, a venda online de ovos de Páscoa teve queda, com redução de 22,7% no faturamento e de 17,3% no número de pedidos em comparação a 2021.

De acordo com dados da Neotrust, 89% dos pedidos de bombons, chocolates e ovos de Páscoa tiveram frete grátis. Em 2021, 60% das compras tiveram entregas sem custos e em 2020 esse índice foi de apenas 50%. O estudo apontou ainda que a cesta de compras da Páscoa 2022 foi além dos tradicionais ovos, bombons e chocolates, trazendo também categorias como balas e creme de avelã, que diversificaram as guloseimas na mesa dos brasileiros este ano.

 

 

Por: Monitor Mercantil
Crédito imagem: Freepik

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