O índice de confiança do empresário de Mato Grosso aumentou 2,1% em relação a dezembro do ano passado e 12,3% se comparado a janeiro de 2021. Cerca de 94% dos comerciantes entrevistados responderam que pretendem contratar funcionários nos próximos meses.
É o que mostra uma pesquisa que avalia o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), o índice atual é o segundo melhor nos últimos 13 meses.
O levantamento é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).
Segundo a Fecomércio, com a retomada das atividades depois do pico da pandemia, a tendência é que as empresas retomem os seus faturamentos e voltem a gerar mais empregos.
No entanto, a inflação em alta freia uma melhor retomada do otimismo dos comerciantes de todo estado.
A pesquisa revelou ainda que os comerciantes acreditam na queda da inflação e esperam a melhoria das taxas de juros, para que as vendas aumentem ainda mais.
Segundo o levantamento, 94% dos entrevistados responderam que pretendem contratar funcionários nos próximos meses. O Indicador de Contração de Funcionários cresceu 2,8% no mês e está 15,6% superior a janeiro de 2021.
Por: G1
Crédito imagem: Freepik