CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

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As comunidades virtuais de compra e venda de produtos têm ganhado força no mercado brasileiro e o WhatsApp é a grande ferramenta deste comércio informal, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por estudantes e professores da ESPM.

O núcleo entrevistou 297 pessoas para analisar como ocorrem as compras realizadas em comunidades informais online. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por 69% dos entrevistados no comércio em grupos. Em seguida, aparece o Facebook, com 23%; logo depois, o Telegram, com 3%.

“O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação e de comercialização de bens ao mesmo tempo”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. “Mesmo na informalidade, se destaca como mais um canal de vendas.”

Roupas, sapatos e acessórios

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade – 29% das pessoas disseram vender roupas, sapatos e acessórios e 39% se interessam mais em comprá-los.

Entre as comunidades, o comércio acontece com maior frequência nos grupos de amigos (18%), seguido de família (14%) e escola (11%). “Os integrantes desses grupos costumam ser mais próximos e confiáveis, por isso a maior facilidade em comprar e vender”, diz Haddad. Esta facilidade é apontada como vantagem para 19% dos entrevistados.

Entre as desvantagens desse tipo de comércio, estão golpes e fraudes, para 23% dos respondentes, seguidos de impossibilidade de provar o produto, para 19%, e da falta de garantia, para 15%, principalmente fora dos grupos de família, amigos e escola.

Para 58% dos participantes, é interessante comprar e vender nas comunidades, porém 46% não consideram uma tarefa fácil nos grupos de que participam.

O que diz a pesquisa

Produtos mais vendidos:

Artigos de moda – 29%
Artigos de casa – 11%
Jogos – 6%
Livros – 5%
Serviços – 4%
Celulares – 4%
Eletrodomésticos – 4%
Ingressos – 4%
Artesanato – 4%

Produtos mais comprados:

Artigos de moda – 39%
Comida – 10%
Artigos de casa – 6%
Livros – 5%
Eletrônicos – 4%
Ingressos – 3%
Jogos – 3%
Maquiagem – 2%
Serviços – 2%

Temas dos grupos de comércio:

Amigos – 18%
Família – 14%
Escola – 11%
Séries e filmes – 6%
Viagens – 6%
Condomínio – 5%
Experiências – 5%
Cursos – 4%
Idiomas – 4%
Esportes – 4%
Games – 4%
Outros – 4%

Aplicativos mais utilizados:

WhatsApp – 69%
Facebook – 23%
Telegram – 3%
Instagram – 2%
Outros – 2%

Vantagens do comércio em grupo:

Facilidade em comprar e/ou vender – 19%
Maior contato com o vendedor – 17%
Comodidade em encontrar produtos específicos – 14%
Negociação de preço – 13%
Confiar nos membros do grupo – 9%
Combinar a forma de pagamento – 8%
Maior variedade de produtos – 5%

Desvantagens do comércio em grupo:

Golpes e fraudes – 23%
Impossibilidade na hora de provar o produto – 19%
Falta de garantia pelo produto – 15%
Não conhecer o vendedor – 14%
Distância geográfica entre comprador e vendedor – 9%
Atrasos na entrega e pedido errado – 7%
Tempo de espera para receber o produto – 5%

Fonte: Mercado&Consumo

Imagem: Freepik

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