CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Comércio espera Black Friday melhor, mesmo com inflação e pandemia

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A data de promoções costuma gerar grande movimentação da economia. Expectativa para este ano, mesmo com efeitos da pandemia, é alta

Faltam poucas semanas para uma das datas mais esperadas por quem adora fazer compras: a Black Friday. A sexta-feira de descontos, concentrada inicialmente em ofertas on-line, foi realizada no Brasil pela primeira vez em 2010. Desde então, o evento comercial nascido nos Estados Unidos segue ganhando popularidade no país. Em 2021, o evento promocional está marcado para 26 de novembro.

Nem a inflação nem os efeitos da pandemia, que seguem impactando o cotidiano do país, impedem otimismo do comércio com a data neste ano.

Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Teixeira Pinheiro acredita que, mesmo com a alta na inflação, os empresários conseguirão proporcionar preços dignos de Black Friday e que consumidores aproveitarão as promoções. “A nossa expectativa é de que as vendas em 2021 superem os números alcançados no ano passado, e isso não apenas na Black Friday, mas também no Natal, que é uma das principais datas para o comércio brasileiro”, diz.

“É fato que a alta nos preços e todos as consequências econômicas que a pandemia nos trouxe vão ainda causar, sim, algum impacto no comércio por alguns meses. Mas mesmo diante disso as empresas têm se mostrado muito mais otimistas este ano do que ano passado, quando ainda existiam muitas incertezas sobre quando a pandemia seria controlada e o comércio poderia voltar a funcionar normalmente”, explica Pinheiro.

“É evidente que os descontos, seja por qual motivo for, talvez não sejam tão generosos como acontecia em anos anteriores, mas eles certamente não deixarão de existir. E a população, hoje muito mais segura de sair às ruas em função do avanço na vacinação contra a Covid-19, não deve deixar passar boas oportunidades para a compra de itens que já estejam no seu radar”, salienta o presidente da CACB.

O Relatório de Mercado Focus mais recente previu o oitavo aumento seguido da projeção sobre a inflação do país para 2021. De janeiro a setembro deste ano, o indicador cresceu 6,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e deve se aproximar dos dois dígitos no fim do ano. Ou seja, os produtos que estão no radar dos consumidores estarão mais caros em comparação com o ano passado.

A coluna mBuzz revelou, segundo dados da consultoria Ebit|Nielsen, que apenas o e-commerce foi responsável pela movimentação de R$ 3,1 bilhões no dia da Black Friday de 2020. Este ano, segundo pesquisa da agência brasileira especializada em experiência do usuário e marketing de performance Conversion, cerca de 87% dos entrevistados devem aderir às promoções.

Fonte: Metrópoles

Imagem: Freepik

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