CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Exportação de calçados cresce 32%

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As exportações de calçados continuam em ritmo de crescimento. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) indicam que entre janeiro e abril foram embarcados ao exterior 53,72 milhões de pares, somando US$ 434,65 milhões. Esses números indicam avanços de 32,6% em volume e de 68,2% em receita na relação com o mesmo período do ano passado.

No comparativo com o mesmo intervalo da pré-pandemia, em 2019, o crescimento é de 24,8% em pares e de 26,7% em receita. Somente no mês de abril foram exportados 13 milhões de pares, que geraram US$ 114 milhões, alta de 52,4% em volume e de 75,4% em receita na relação com o mesmo mês de 2021. Conforme a Abicalçados, é o melhor resultado para abril em 14 anos.

O aumento das vendas para os Estados Unidos, maior comprador das fabricantes brasileiras, é o que tem impulsionado os números, de acordo com o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. Em abril, foram embarcados para lá 2,5 milhões de pares, a US$ 30,57 milhões, altas de 147,2% e de 130,3%, respectivamente, ante o mesmo mês de 2021.

“Existe um movimento de reposicionamento do mercado estadunidense, de forma com que os Estados Unidos fiquem menos dependentes das importações asiáticas”, diz o executivo em nota. “Problemas logísticos, evidenciados pela pandemia de covid-19, especialmente com relação aos custos com frete, e a sobretaxa ao calçado chinês, foram determinantes para esse movimento.”

Ferreira acrescenta que o consumidor americano também tem buscado mais por calçados produzidos dentro dos conceitos de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança), o que beneficia o produto brasileiro.

As exportações de calçados para o mercado americano já respondem por mais de 30% do total da receita do setor no Brasil. No acumulado dos quatro meses do ano, as exportações para os Estados Unidos dobraram em volume e subiram 122,7% em receita, para 8,52 milhões de pares e US$ 119,3 milhões.

Há, ainda, um aumento dos preços médios do calçado exportado, retornando aos níveis praticados em 2019, após quedas nos dois últimos anos. No quadrimestre, o valor médio foi de US$ 8,80 por par embarcado ao exterior.

O segundo maior importador dos calçados brasileiros é a Argentina. Foram 5,4 milhões de pares, com US$ 57,4 milhões de receita, incrementos de 70% e 100,4% em relação ao mesmo intervalo de 2021 e o melhor resultado da série histórica iniciada em 1997. Isso veio acompanhado de ganho de participação de mercado. O Brasil representou 48% de todos os pares de calçados importados pela Argentina nos quatro primeiros meses do ano, 13 pontos percentuais a mais do que antes da pandemia.

A França aparece em terceiro lugar. No quadrimestre, as exportações de calçados para o país somaram 3,68 milhões de pares, que geraram US$ 25,53 milhões, com incrementos de 33,4% em volume e de 31% em dólares na relação com igual período do ano passado.

 

 

Por: Valor Econômico
Crédito imagem: Freepik

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