CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Produção deve crescer 2,3% em 2022 e superar 820 milhões de pares, diz Abicalçados

Compartilhe essa publicação:

A indústria calçadista espera que retomada gradual do mercado interno e o ritmo crescente de exportações puxem a produção de calçados mais uma vez em 2022, depois de crescer 8% no ano passado (806,3 milhões de pares, de acordo com os dados mais recentemente ajustados pelo IBGE).

Os fabricantes brasileiros devem produzir mais de 820 milhões de pares de calçados ao longo do ano. A projeção é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e significa um incremento médio de 2,3% em relação a 2021. A associação trabalha com um intervalo de crescimento de 1,8% e 2,7%, indo de 820 milhões a 828 milhões de pares

Esse avanço, porém, ainda não será suficiente para voltar aos patamares anteriores à pandemia, que teve forte impacto em todo o setor. Dentro dessas projeções, o desempenho ainda será 7,9% a 8,7% abaixo de 2019.

De acordo com a coordenadora de inteligência de mercado da Abicalçados, Priscila Linck, o crescimento da produção neste ano deve ser impulsionado pelas exportações de calçados, que no primeiro bimestre do ano somaram o envio de 27,57 milhões de pares para o exterior, gerando US$ 209,23 milhões, com ganhos em volume (+40%) e em dólares (+70,8%) em relação ao mesmo intervalo de 2021. Ela destaca que a demanda pelos calçados nacionais tem crescido, em especial nos Estados Unidos, principal mercado.

A associação vai apresentar os dados e análises do momento do setor em 13 de abril, em evento on-line.

 

 

Por: Valor Econômico
Crédito imagem: Freepik

Rolar para cima