CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Inadimplência dos consumidores em lojas de moda cai mais de 3% em dezembro

Compartilhe essa publicação:

A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou queda de 3,03% em dezembro em relação ao mês de novembro. O levantamento revela que 7,59% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de dezembro, enquanto o indicador era de 7,82% em novembro.

Na comparação anual houve um aumento de 32,17%, uma vez que o índice ficou em 5,15% em dezembro de 2020. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país. O índice se refere às compras realizadas pelos consumidores em setembro de 2021 e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.

“Apesar de dezembro apresentar maior volume de compras no varejo em razão das festas de final de ano, o mês também é o período em que as pessoas recebem o 13º salário, que muitas vezes é destinado para o pagamento de dívidas. Esse é um dos fatores que levaram à ligeira queda no índice de inadimplência em dezembro”, explica o presidente do Meu Crediário, Jeison Schneider.

No entanto, diz Schneider, comparando o índice com os resultados de 2020, o cenário é outro em razão do impacto da inflação no bolso dos consumidores em 2021. “Para o varejista, é muito importante neste momento, diante deste panorama, ajustar a régua de limite de concessão de crédito e intensificar as ações de cobrança para que parcelas atrasadas sejam quitadas. Nos próximos meses, a tendência é de que o índice sofra um aumento natural de início de ano”.

Por: Valor Investe
Crédito imagem: Freepik

Rolar para cima